Vídeo

Morcegos

Menu

05/03/2014

Mensagens subliminares

Mensagens subliminares possuem vários gêneros e tipos. Desde as de religião, até as de pura marketing. De qualquer forma, não importa o tipo, sempre tive um pouco de medo dessas mensagens, só por ser algo escondido e oculto, e que tem poder sobre nós, já é motivo o suficiente para eu ter medo. Você deve estar se perguntando: "poder sobre nós, como assim?". É isso mesmo, o objetivo das mensagens subliminares é influenciar você a fazer algo mesmo que não tenha consciência disso. Por isso é tão usada na área de marketing. Por exemplo, suponhamos que você seja o dono de uma grande empresa de refrigerantes, e que tem uma lojinha do lado do cinema. As pessoas não estão comprando muito, você está perdendo lucro... Até que tem a ideia de implantar frases, em frações de segundos, nos filmes do cinema. Como "beba refrigerante", "compre mais refrigerante". Isso vai fazer, surpreendente ou não, com que o número de compras cresça significavelmente. Esse é o objetivo das mensagens subliminares: fazer com que você faça algo involuntariamente. Mas o problema, é que nem sempre as pessoas usam as mensagens subliminares para coisas benéficas (fico pensando porque ninguém coloca num filme super famoso: "não assalte ninguém" "não use drogas" "seja uma boa pessoa" -q), e acaba influenciando as pessoas a fazerem coisas que, conscientizadas, não fariam.

Isso me fez pensar no SBT, que insere imagens de produtos Jequiti no meio das programações, ou seja, enquanto o áudio original passa, a imagem é substituída rapidamente por um produto ou aviso. Essa jogada de marketing do SBT não me pareceu muito inteligente, pois se eu fosse uma consumidora Jequiti, estivesse vendo minha novela preferida, e do nada aparecesse a foto de um perfume qualquer, só de raiva, eu nem compraria mais, q Esse é um tipo de mensagem subliminar nem tão subliminar assim, já que podemos ver, mesmo que rapidamente, a imagem no ar. De qualquer forma, aí está o vídeo, para que possam entender o que eu digo: 

E não para por aí! Há quem use esse tipo de mensagem para forçar pessoas a adorar satã, a idolatrar, e etc. Mas religião não é o nosso foco nessa postagem, deixaremos para falar nisso posteriormente. A Disney é uma das principais empresas (se é que podemos chamar assim) que apresentam mensagens subliminares em seus desenhos, fotos, etc. Elas variam, podem ser um conteúdo sexual (o que é mais comum), ou um religioso, principalmente a famosa mão chifrada. Abaixo estão algumas de suas mensagens subliminares mais famosas: 
      
E aí, você acredita em mensagens subliminares? Tem algum vídeo legal pra mostrar? Alguma descoberta? Deixe tudinho aí nos comentários, é muito importante saber a opinião de vocês em relação à postagem. Lembrando que é possível colocar vídeos nos comentários, o que facilita ainda mais a interatividade com os leitores do blog. Até a próxima!